Evite ultrapassagens, procure guardar a posição inicial. Lembre que ao andar sozinho, a liberdade de ações é maior. No grupo é importante seguir o ritmo que o líder estabelece, sempre de acordo com as condições da estrada e das motos, visando segurnça.
Na estrada as motos andam em padrão alternado. Formação em X”:
Essa formação permite uma boa margem de segurança no caso de uma frenagem brusca, pois a distância para a moto a sua frente é maior.
Ao se chegar aos centros, sempre seguindo a orientação do líder, usa-se a formação em pares:
O grupo fica mais compacto e pode trafegar com segurança a baixa velocidade.
Há ainda a formação em fila unica:
É usada, por exemplo, ao se passar em pedágios.
Alguns exemplos de sinais utilizados em grupo:
Ligar (girar) os motores
Virar à esquerda.
Levante o braço esquerdo na horizontal com o cotovelo totalmente extendido.
Virar à direita
Levante o braço esquerdo na horizontel com o cotovelo na vertical a 90º
Perigo, buraco ou obstáculo à esquerda
Estenda seu braço num ângulo de 45º à esquerda, apontando para o perigo.
Perigo, buraco ou obstáculo à direita
Estenda sua perna direita num ângulo de 45º à direita, apontando para o perigo.
Aumentar a velocidade
Levante seu braço esquerdo para cima e para baixo, com o dedo indicador extendido.
Diminuir a velocidade
Extenda seu braço esquerdo a 45º e mova sua mão para cima e para baixo.
Parar
Extenda seu braço esquerdo a 45º com a palma da mão voltada para trás.
Fila única
Posicione sua mão esquerda acima do capacete com o os dedos extendidos para cima.
Para saber mais: este site está em inglês mas tem algumas dicas muito legais. É só clicar nos botões ” > ” (play) que ele mostra algumas animações bem legais, exemplificando algumas situações corriqueiras na condução em grupo.
Texto escrito por Daniel "Zan" de Oliveira Neto
Gentilmente cedido pela Apex Travel
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