Viagem ao Uruguai
sexta-feira, maio 27, 2011
Dicas para deslocamentos em Estradas
Viagem de moto em grupo
Encontrar os amigos, colocar a moto na estrada e percorrer muitos quilômetros com todo o benefício que se desfruta ao fazer parte da paisagem, é muito bom. A viagem em grupo requer alguns cuidados a fim de manter a harmonia e o bem estar de todos. A formação deve ser compacta, com as motos respeitando uma distância segura, e ao mesmo tempo sem que fiquem espaços muito grandes. Movimentos bruscos ou não sinalizados podem causar acidentes.
Evite ultrapassagens, procure guardar a posição inicial. Lembre que ao andar sozinho, a liberdade de ações é maior. No grupo é importante seguir o ritmo que o líder estabelece, sempre de acordo com as condições da estrada e das motos, visando segurnça.
Na estrada as motos andam em padrão alternado. Formação em X”:

Essa formação permite uma boa margem de segurança no caso de uma frenagem brusca, pois a distância para a moto a sua frente é maior.
Ao se chegar aos centros, sempre seguindo a orientação do líder, usa-se a formação em pares:

O grupo fica mais compacto e pode trafegar com segurança a baixa velocidade.
Há ainda a formação em fila unica:

É usada, por exemplo, ao se passar em pedágios.
Alguns exemplos de sinais utilizados em grupo:









Para saber mais: este site está em inglês mas tem algumas dicas muito legais. É só clicar nos botões ” > ” (play) que ele mostra algumas animações bem legais, exemplificando algumas situações corriqueiras na condução em grupo.
Texto escrito por Daniel "Zan" de Oliveira Neto
Gentilmente cedido pela Apex Travel
Evite ultrapassagens, procure guardar a posição inicial. Lembre que ao andar sozinho, a liberdade de ações é maior. No grupo é importante seguir o ritmo que o líder estabelece, sempre de acordo com as condições da estrada e das motos, visando segurnça.
Na estrada as motos andam em padrão alternado. Formação em X”:

Essa formação permite uma boa margem de segurança no caso de uma frenagem brusca, pois a distância para a moto a sua frente é maior.
Ao se chegar aos centros, sempre seguindo a orientação do líder, usa-se a formação em pares:

O grupo fica mais compacto e pode trafegar com segurança a baixa velocidade.
Há ainda a formação em fila unica:

É usada, por exemplo, ao se passar em pedágios.
Alguns exemplos de sinais utilizados em grupo:

Ligar (girar) os motores

Virar à esquerda.
Levante o braço esquerdo na horizontal com o cotovelo totalmente extendido.

Virar à direita
Levante o braço esquerdo na horizontel com o cotovelo na vertical a 90º

Perigo, buraco ou obstáculo à esquerda
Estenda seu braço num ângulo de 45º à esquerda, apontando para o perigo.

Perigo, buraco ou obstáculo à direita
Estenda sua perna direita num ângulo de 45º à direita, apontando para o perigo.

Aumentar a velocidade
Levante seu braço esquerdo para cima e para baixo, com o dedo indicador extendido.

Diminuir a velocidade
Extenda seu braço esquerdo a 45º e mova sua mão para cima e para baixo.

Parar
Extenda seu braço esquerdo a 45º com a palma da mão voltada para trás.

Fila única
Posicione sua mão esquerda acima do capacete com o os dedos extendidos para cima.
Para saber mais: este site está em inglês mas tem algumas dicas muito legais. É só clicar nos botões ” > ” (play) que ele mostra algumas animações bem legais, exemplificando algumas situações corriqueiras na condução em grupo.
Texto escrito por Daniel "Zan" de Oliveira Neto
Gentilmente cedido pela Apex Travel
quinta-feira, maio 26, 2011
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