quarta-feira, junho 08, 2011

Cuide bem da Sua Máquina ela agradece

Como Caprichar na Limpeza da Moto, Sem Riscos para Ela ou para o Meio Ambiente


Imagens Imagens
G&G Moto Garage dá dicas de como limpar adequadamente uma moto.
G&G Moto Garage dá dicas de como limpar adequadamente uma moto.

By Roque Gallas Jr., Clique no nome do autor ao lado para comentar.


Domingo, 30 Agosto 2009

Lavar uma moto é coisa simples e descomplicada. Deixá-la limpa de verdade sem correr riscos já é outra história. Por isso mudamos o nome do serviço para LIMPEZA de motos, pois lavar, qualquer lava rápido lava.

Uma boa limpeza começa pela escolha dos produtos a serem usados. Se forem muito fortes como desengraxantes ou específicos para alumínio (oxil) podem manchar sua moto ao longo do tempo ou provocar reações químicas indesejadas.

O uso difundido do querosene nas lavagens é visto com bons olhos por uma grande maioria, pois ele faz o papel de desengraxante e o risco é baixo, porém a natureza sofre com seu uso pois o querosene é insolúvel na água e sua evaporação é lenta.

Sendo assim, para uma limpeza ecológicamente correta e sem riscos, sobram os detergentes líquidos biodegradáveis e o maior agente de qualquer limpeza: a remoção através da fricção mecânica ou, sendo mais direto, o esforço físico de escovar as partes sujas.

Na hora de lavar deve-se tomar o cuidado para não misturar as etapas e os produtos.

Primeiro deve-se lavar a parte inferior e mais suja da moto. Usamos uma concentração maior de detergente líquido e escovas e panos específicos para esta etapa. A escova de dentes é utilizada para a limpeza das aletas de motor e partes internas das carenagens onde podemos alcançar mais longe com seu uso. Cuidado com a reutilização das escovas pois escovas engraxadas fazem um belo estrago no motor.

Depois de lavar o grosso vem a parte da limpeza. Daí sim, de cima pra baixo e com panos limpos.
A limpeza deve ser feita com calma, atendo-se a pontos escondidos, que não faltam numa moto. Limpar superfícies como o tanque ou carenagem não tem segredo nem requer habilidade, o problema são os detalhes, que só com atenção, calma e pano limpo se consegue.

A parte de baixo receberá atenção novamente, porém agora ela será limpa e não lavada.

Na hora de secar o melhor é utilizar um secador específico para motos, que é o que utilizamos. Um jato de ar forte e levemente aquecido retira acumulo de água de aletas, parafusos e outros detalhes. As superfícies grandes podem ser secas com pano e depois com o secador para que fique sem marcas. Uma dica é utilizar um secador de cabelos com o ar quente no mínimo, funciona muito bem.

Toda vez que lavamos uma moto ela recebe cera. Para o trabalho que dá lavar a moto, encerá-la é barbada. Pequenas manchas ou riscos na pintura pode-se tentar diminuir ou em grande parte eliminar com uma boa cera de polimento e um pouco de fricção, de novo o esforço braçal.

Por último, sempre que limpar uma moto com corrente, lembre de lubrificá-la pois ao limpar será removida a camada de óleo.


Roque Gallas Jr.

Para Relembrar

Diretoria da Associação de Motociclistas de Bagé

Você esta sozinho e a Moto Tomba, como levantar?

domingo, junho 05, 2011

Confraternização do Moto Grupo Nascidos para ser Livre

Os dois graus negativos na noite Bageense, não foi obstáculo para os motociclistas colocarem suas máquinas para rodar. Tendo como destino uma bela confraternização.