quinta-feira, abril 04, 2013

DICAS DE SEGURANÇA

 
 
 
  Pilotar uma moto é o que nos faz feliz, a sensação de liberdade o vento a paisagem, rodar KM sem ao menos sentir o tempo passar, assim podemos definir o Prazer de sermos Motociclistas.
 Abaixo alguma dicas encontradas na Rede de Computadores,   que julguei ser de grande valia para a preservação da integridade física de todos nós que amamos o motociclismo:
 

 
                                             
1. Ande sempre equipado.

Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.

Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar.

2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.

Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.

3. Concentração é fundamental.

A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista.

Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz "na dúvida, acelere", só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.

4. Pilote de forma defensiva.

A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.

5. Conheça as ameaças mais comuns.

Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra.

Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio).

6. Desenvolva o autocontrole.

Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades.

7. Identifique as armadilhas do solo.

Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.

Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem).

8. Viajar à noite, não.

Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite.

9. Olhe para a frente.

De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, "filmar" uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.

10. Assaltos, um perigo a mais.
Como se não bastassem todos esses cuidados e os "abusos" que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.

Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto.

segunda-feira, abril 01, 2013


KTM 1190 Adventure, emblema da marca, ganha modernidade e potência.

Arthur Caldeira
Da Infomoto, em Colônia (Alemanha)           
A big-trail Adventure é uma espécie de cartão de visitas da austríaca KTM. Justamente por isso, a fábrica apostou alto e renovou completamente o modelo. As fotos haviam vazado na última semana, antes do Salão de Colônia 2012, mas as especificações só foram reveladas durante o evento.
Sabia-se que o propulsor seria o mesmo da esportiva RC8: um V2 de 1.195 cc, porém ajustado para oferecer mais torque. A potência divulgada, de 150 cv, vai além disso: faz a nova 1190 Adventure rivalizar com a italiana Ducati Multistrada pelo posto de big-trail mais potente.

As novidades não param por aí. O desenho é completamente novo e, diga-se, mais moderno e de bom gosto. Além disso, a moto ganhou pacote eletrônico completo para enfrentar as concorrentes: controle de tração de última geração, suspensões ajustáveis eletronicamente, quatro modos de pilotagem e sistema ABS, que pode ser desligado na roda traseira.
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Veja como foi a apresentação da big-trail no Salão de Colônia5 fotos

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KTM 1190 Adventure tem agora motor de V2 de 150 cv e muita eletrônica embarcada Leia mais Arthur Caldeira/Infomoto
Equipada com roda de 19 polegadas na dianteira, a Adventure foi anunciada como uma verdadeira moto de enduro para turismo. Para os pilotos mais estradeiros, a KTM mostrou ainda a versão "R", equipada com roda aro 21 na frente e protetor de motor de série.

LONGE DO BRASIL
Os fãs brasileiros da marca austríaca ainda terão de esperar algum tempo antes de terem a nova KTM Adventure 1190 à disposição. Isso porque a marca está em uma briga judicial com seu antigo representante no país, o Grupo Izzo, o mesmo que representava a Harley-Davidson, Triumph, Husqvarna e Ducati.

Questionado pela reportagem sobre a situação da marca no Brasil, o diretor comercial da marca, Hubert Trunkenpolz, respondeu que "a melhor pessoa para responder a pergunta era o próprio Paulo Izzo", em referência ao diretor da empresa brasileira. Mais contido, Trunkenpolz finalizou dizendo que a disputa judicial ainda está em julgamento e que não poderia se pronunciar mais sobre o assunto.