sábado, julho 02, 2011

UMA BOA NOTICIA

  A dificuldade de estacionamento no centro das grandes cidades não é novidade, em Bagé não seria diferente, felizmente começaram a pensar que as motocicletas fazem parte do contexto trânsito.
 A boa noticia é que no dia 07 deste mês de julho às 14h será inaugurado um estacionamento para motocicletas. 
                                      Local:
Rua Bento Gonçalves entre Av. 7 de Setembro e Osório
 

terça-feira, junho 28, 2011

Viagens o que Levar


Não é nossa intenção aqui te aconselhar a encher sua bagagem com todas as possíveis coisas que você possa precisar em uma viagem, nem estamos falando em cruzar o deserto num Rally Paris – Dakar, mas com muitos anos de estrada podemos aconselhar alguns itens básicos que podem facilitar sua vida no caso de uma pane ou imprevisto.


Estamos baseando esta lista numa viagem pelas estradas brasileiras e com boas condições de tráfego. Vamos dividir a lista em dois grupos que chamarei: Necessários e aconselháveis.


Itens necessários:


  • Algum dinheiro em espécie (o suficiente para abastecer ou comer em algum lugar que não aceite cheque ou Cartão).
  • Um telefone celular com cobertura na área de sua viagem.
  • Ferramentas (normalmente o kit que vem na moto é suficiente para pequenos reparos).
  • Kit de reparo de pneus (espátula, remendo e bomba de encher) ou um desses produtos de reparo rápido tipo.


Itens aconselháveis:

  • Roupa impermeável para chuva (uma calça já ajuda bastante).
  • Mapa da estrada com localização de postos de gasolina e restaurantes (Internet).
  • Lista com alguns telefones úteis.
  • Bandana para colocar por baixo do capacete (evita que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável).
  • Óculos escuros.
  • Kit de primeiros socorros (o Kit que deveria ser obrigatório é suficiente para pequenas emergências).
  • Lanterna.
  • Lenços de papel.

Roupas e acessórios pessoais:

  • Casaco de couro, se possível com protetores em Kevlar.
  • Luvas de couro.
  • Botas.
  • Calça de couro ou jeans.
  • Capacete (integral para viagens).
  • Lenço para o pescoço.


Todos Temos duvida que Gasolina usar

Que gasolina usar na moto: Comum, Aditivada ou a Podium?


Primeiro temos que saber o que é gasolina aditivada!A diferença da gasolina aditivada para a comum é o aditivo.
Se utilizarmos gasolina aditivada ou gasolina comum com um pouco de aditivo, desde que respeitando as proporções recomendadas, produz os mesmos efeitos.
Muitos se enganam ao afirmar que a gasolina aditivada produz um melhor rendimento do motor, isto não é verdade, isto pode ser um benefício derivado, não é um benefício direto.
O aditivo, que é basicamente um detergente, tem a função de manter o sistema de alimentação limpo, isto considerando o tanque, a linha de combustível e o(s) bico(s) injetor(es). Uma possível melhora no rendimento do motor pode acontecer por não estar ocorrendo problema de alimentação em função de obstruções no provimento de combustível para queima nos cilindros, não porque o combustível fica “melhor”.
Alguns confundem a gasolina Podium da Petrobrás com a aditivada. Até seria certo afirmar, pois ambas possui os mesmos aditivos, mas o que destaca na gasolina podium e torna o seu principal diferencial é o maior nível de octanagem, isto sim torna esta gasolina de maior poder de explosão e, por consequência, provê maior desempenho para o motor.
Octanagem é a capacidade que o combustível tem, em resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação.
 A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor.
Quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.
 O manual de cada veículo especifica o tipo de gasolina que possui a octanagem
mínima necessária ao bom funcionamento(desempenho)do mesmo,
 sem a ocorrência danosa da denotação.
Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada
 poderá ser utilizada sem problemas.
 No Brasil, a octanagem é expressa em IAD = Índice Antidetonante
(a gasolina comum é especificada também pelo MON).
Quais são os métodos de determinação da octanagem ?
 Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700.
 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor
está em plena carga e em alta rotação.
 Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699
 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor
está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm)
 Alguns países utilizam a octanagem MON, RON,
e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON)/2.
 Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas.
Portanto, ao comparar gasolinas de deiferentes países é importante verificar
se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD). 
Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?
Sim, nos carros que requerem gasolina com maior octanagem.
Nestes veículos, a utilização de uma gasolina de octanagem inferior irá aumentar o consumo,
 reduzir a potência disponível, podendo causar danos ao motor do veículo.
Como a função da gasolina aditivada é manter o sistema limpo, quando você não usá-la estará correndo risco de aparecer resíduos no sistema, que talvez não cheguem a ser removidos quando você retornar a usar aditivada. Portanto, não faz sentido, tecnicamente falando, fazer este rodízio de gasolina. É mais uma questão de custo-beneficio, ou seja, você pode tentar economizar um pouco usando gasolina comum, considerando que o risco de ter problemas com o sistema de injeção seja baixo. Como não temos como saber a verdadeira qualidade do combustível que entra no tanque de nossas motos, é difícil afirmar quando esta relação será boa ou não, mesmo utilizando somente gasolina aditivada, pois não saberemos se a gasolina aditivada foi adulterada ou se contém sujeira.
Por isso é bom sempre ficar de olho na cor da gasolina, e prestar atenção se a moto anda perdendo rendimento e principalmente saber qual o distribuidor de combustível do posto onde você abastece e também se o posto é de boa procedência.
O recomendado para quem tem veículos com injeção eletrônica é usar gasolina aditivada,de preferência sempre. Lógico que é apenas uma recomendação, e não obrigação, nem sempre encontrará postos com gasolina aditivada para abastecer, principalmente em viagens.
Lembrando também que mesmo você só abastecendo com gasolina aditivada não é 100% garantido que você não terá problemas, pois mesmo em alguns postos e distribuidoras de combustíveis pode conter adulterações e sujeiras na gasolina que comprometem o motor.

segunda-feira, junho 27, 2011

Olha a DAFRA ai!

Dafra representará a MV Agusta no Brasil e montará modelos em Manaus (AM)


dafra-mv.jpg
Depois da BMW, a Dafra anunciou que também montará em suas instalações as motos da italiana MV Agusta. E mais que isso, será a representante da marca no país, o que significa que a partir de 2012 estará também responsável pela operação comercial no Brasil. O foco da parceria com a MV Agusta é ingressar no mercado premium, o que mais cresce no Brasil e rende maior margem de lucro. Os primeiros modelos montados em Manaus serão as topo de linha Brutale (foto) e F4.